Pular para o conteúdo principal

REPORTAGEM: Desafios Perigosos



  Nos últimos meses, o conteúdo na internet tem se tornado perigoso. Alguns desafios estão sendo lançados e colocando em risco um público em potencial: crianças.  
"Brincadeiras" como o Desafio do desodorante, Desafio da Canela, Jogo da Asfixia, trouxeram risco e até mesmo tiraram a vida de alguns espectadores. 
 
  Adrielly Gonçalves, 7 anos, de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) teve uma parada cardiorespiratória, causada pelo excesso de etanol na composição do desodorante, e acabou falecendo na Unidade de Pronto Atendimento em fevereiro deste ano, após fazer o desafio e inalar uma grande quantidade da substância direto na boca. Um alerta aos pais para que fiquem de olho no conteúdo que os filhos acessam na internet.





                   Clique para ler nosso artigo sobre segurança da criança na internet 


  Centenas de vídeos circulam na internet, acumulando milhares de visualizações, nos quais as crianças e adolescentes aparecem realizando os desafios, como aqueles que consistem em ingerir grandes quantidades de canela em pó, que pode causar obstrução das vias respiratórias ou prendendo a respiração por muito tempo para ocasionar um desmaio, trazendo riscos graves à saúde. 
  Há cerca de 2 anos, um jovem de 14 anos de São Vicente (litoral de São Paulo) foi encontrado morto com um lençol no pescoço. Investiga-se que ele foi induzido à isso pelo chamado "jogo do desmaio".

"Muitos acidentes acontecem por causa (de brincadeiras assim), em que as crianças participam de desafios porque o amigo pediu, por exemplo", diz à BBC Brasil o capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros de São Paulo.



       

           Como agir diante de emergências


  É preciso agir com calma e atenção diante de uma situação com esse risco. O recomendado a se fazer é que a criança seja encaminhada a um profissional de saúde porque será necessária a entubação nos casos de asfixia e realização de procedimentos adequados, uma vez que as substâncias podem causar reações diferentes e exigir outros tipos de tratamento.

   Quando há ingestão de produtos tóxicos ou alcoólicos, a orientação dos especialistas é nunca provocar o vômito, porque pode piorar a obstrução das vias aéreas, nem oferecer nada à vítima sem antes buscar ajuda especializada.

  No caso de asfixia ou parada respiratória, orienta-se colocar a criança deitada de costas no chão (por ser uma superfície rígida) com o corpo alinhado ao pescoço, para ajudar a liberar as vias aéreas.


Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-42981717






                                                                                                                                                  Ana Isa

 


Comentários